Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Compulsão Alimentar


Olá pessoal!!
Dei uma entrevista para um aluno da FACOM sobre compulsão alimentar, achei o assunto bem interessante, por isso vou postar aqui para vocês!!
                             
1- Quais os riscos para a saúde e para o corpo que a compulsividade por comida pode acabar acarretando?
Nutricionista Osiane: Além dessas pessoas ficarem com sentimento de culpa, após o episódio de compulsão, ganham peso podendo ficarem obesos, adquirir diabetes tipo 2, além de prejudicar o funcionamento do intestino.


2- Quais os alimentos mais procurados por quem esteja enfrentando problemas como ansiedade? Existem opções de substituição menos calórica?
Nutricionista Osiane: Isso geralmente acontece com alimentos palatáveis, com alta densidade energética, ricos em gorduras, açúcar e farinha branca. Como por exemplo chocolates, pães e biscoitos. Na verdade são aqueles alimentos de fácil acesso, que não demandam tempo de preparo. O ideal é substituir esses alimentos por frutas, iogurtes, chup chup de frutas. O ideal é deixar frutas higienizadas, cortadas para facilitar o acesso.


3- Em casos como este, quais as orientações você costuma dar para pessoas que te pedem ajuda?
Nutricionista Osiane: Oriento para meus pacientes o seguinte: Quando der vontade de comer um brigadeiro, mentalizar se comer uma maçã em substituição resolveria. Se não...isso não é fome é compulsão. Outra dica que dou é pegar um pedaço de torta e cortar ao meio, comer somente metade (é difícil, mas tem que tentar), depois levantar respirar bem fundo, passando alguns minutinhos, aquela vontade de comer a torta toda vai passando, e a própria pessoa vai entendendo que não precisava comer tanto. 
Tentar comer de 3 em 3 horas, beber água, evitar beliscos, ocupar a mente com outras coisas, como por exemplo fazer atividade física.
Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário