Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2014

Leite Integral, Semidesnatado ou Desnatado

Oi pessoal!
Fiquei muito feliz pois esse tema  foi "um leitor" que escolheu. Ele pediu para falar sobre leite integral. Isso demonstra mais uma vez, que a preocupação com a saúde está geral.
O leite integral, tem suas vantagens e desvantagens. Aproveitei então para falar também do leite desnatado e semidesnatado de forma rápida e objetiva. Espero que enriqueça bastante seus conhecimentos:

Leite Integral
Contém um teor de gordura de no mínimo 3%

Vantagens:
Fonte de vitaminas A, D, E e K
Possui ácidos graxos insaturados e poliinsaturados como por exemplo o linoleico (manutenção de membranas nervosas e melhora das funções cerebrais)

 Desvantagens:
Possui ácidos graxos saturados que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou de um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso é recomendado o consumo moderado. 
A gordura total do leite integral contém 14 mg de colesterol por 100 ml.


Semidesnatado
Apresenta menor teor  de gordura 0,6 a 2,9 %.
Preserva nutrientes benéficos ao organismo e conta com menos calorias do que o leite integral.


Leite Desnatado
Possui, no máximo 0,5 % de gorduras e, por isso, poucas calorias

Vantagens: 
É retirada a gordura do leite. 
Ideal para quem tem colesterol alto. 
O desnatado contém 1,7 mg de colesterol por 100 ml..

Desvantagem: 
Quando é retirada a gordura, vitaminas e ácidos graxos essenciais  também também são removidos.


Curiosidade: A quantidade de cálcio é praticamente a mesma em todos três, se tiver dúvida é só conferir no rótulo.


E agora qual desses tomar?
Então, vai depender da faixa etária de cada membro da família e da necessidade individual. O adulto pode escolher se quer integral, desnatado ou semidesnatado. Basta analisar suas necessidades nutricionais e suas restrições. 

Atenção!
Crianças a partir de 2 anos de idade, gestantes e adolescentes "saudáveis" devem tomar leite integral devido suas necessidades de ácidos graxos  essenciais, utilizados para formação do tecido nervoso. Sem contar a vitamina D que é responsável pela fixação do fosfato de cálcio nos ossos e nos dentes. A demanda energética nessa fase é muito grande.

Qualquer dúvida na escolha procure um profissional!

2 comentários:

  1. O leite pode causar algum tipo de doença intestinal, ou irritação??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rafael, o que posso te garantir com toda certeza, com bases científicas, é que tem pessoas que tem intolerância à lactose e também tem pessoas que tem alergia à proteína do leite. E tanto um caso como o outro, trazem um certo desconforto após tomar o leite. O primeiro, a pessoa não tem a enzima que faz a quebra do carboidrato, no segundo caso o organismo da pessoa reconhece a proteína do leite como um antígeno. Isso tudo traz um efeito colateral como: diarreia, dor abdominal e flatulência. Esses são os casos em que o leite é prejudicial para o intestino. Caso a pessoa tenha algum desses sintomas sempre que tomar o leite, é ideal que procure um profissional para descobrir se é intolerante ao leite. Caso o resultado seja positivo, existe alternativas!

      Excluir