Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de março de 2014

O que as dietas milagrosas fazem em seu organismo

Bom dia pessoal!
Hoje vou falar sobre o que acho das dietas lançadas na televisão e nas revistas:
"Dietas milagrosas: Perca muitos quilos em poucos dias"


Agora tem a "dieta da proteína", e essa uma leitora me perguntou o que acho dela. Respondi para ela que preferia postar, porque na verdade, quero aproveitar para revelar o que a mídia não te fala.

Bom, para começar uma dieta deve ser individualizada, a dieta da sua vizinha, da sua tia, da sua prima..., não é a mesma que a sua. Cada um tem  a sua necessidade energética específica, isso é muito sério, pode trazer efeitos colaterais futuros indesejáveis.  Aí você me pergunta como minhas amigas conseguiram perder peso em tão pouco tempo? Aí eu te te respondo, é realmente perdeu, mas infelizmente tem uma grande probabilidade de ganhar tudo novamente. Vou te explicar fisiologicamente: Quando você está acostumado a comer uma certa quantidade e de repente retira grande quantidade diária,  seu organismo vai ter uma resposta para essa atitude. Suas células irão trabalhar mais lentamente, pois a demanda diminuiu. Porém, acredito eu, que você não conseguirá manter essa dieta "maluca" por muito tempo, aí voltará a comer novamente o de costume. Como suas células estão mais lentas devido sua dieta milagrosa, não vão dar conta de quebrar todos os nutrientes, armazenando assim em forma de gordura. Com isso engorda novamente e infelizmente o dobro.


Quanto a dieta da proteína, tenho outra explicação científica: Como já disse, cada um tem a sua individualidade energética, e atrás de uma dieta tem sempre uma série de cálculos para serem resolvidos, adequando carboidrato, proteína e lipídeos...de acordo com a necessidade de cada indivíduo.


Tudo de menos e em excesso trazem consequências ao organismo. Os carboidratos e lipídeos são fontes de energia, já as proteínas são construtoras em nosso organismo. Cada um com sua função.


Se você ingerir proteína demais passando da sua necessidade, a proteína começará ter funções energéticas no seu organismo, sendo que esta não é a sua  principal função, trazendo efeitos colaterais indesejáveis: sobrecarga  renal e hepática com decorrente desidratação e desequilíbrio eletrolítico e perda de tecido magro.
Por isso não gosto da palavra "DIETA" e prefiro o termo "REEDUCAÇÃO ALIMENTAR". Pois se você educa seu organismo, ele sempre será educado, e seu peso também manterá. Daí a importância do profissional NUTRICIONISTA, que vai trabalhar nesses cálculos de acordo com a sua individualidade.


Espero que não sejam mais enganados e iludidos pela mídia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário